
ISG Provider Lens™
Google Cloud Ecosystem Brasil 2025

Baixe o relatório customizado oferecido por

Baixe o relatório customizado oferecido por
Xertica.ai
Novo relatório ISG Provider Lens™ de Google Cloud no Brasil revela que o mercado avança com força, apoiado em um conjunto de recursos que combinam IA, análise de dados, segurança e abertura para tecnologias de código aberto
O relatório ISG Provider Lens™ Google Cloud Ecosystem 2025 para o Brasil, produzido e distribuído pela TGT ISG, adverte que ter uma base de dados sólida e bem governada é fundamental para extrair valor das soluções de IA, GenAI e agentes digitais.
“Ao combinar ampla experiência e conhecimento em diversos setores com a tecnologia avançada do Google Cloud, os fornecedores no Brasil podem ajudar as organizações a criar plataformas de dados modernas, seguras e escaláveis, desbloqueando insights aprofundados e automação orientada por IA”, comenta Adriana Frantz, distinguished analyst da TGT ISG e autora do estudo.
A nova edição do estudo sobre o mercado nacional de Google Cloud revela que o mercado avança com força, apoiado em um conjunto de recursos que combinam inteligência artificial, análise de dados, segurança e abertura para tecnologias de código aberto. De acordo com o relatório, o ecossistema brasileiro se consolida à medida que aumenta o volume de especializações, a variedade de casos de sucesso e a capacidade dos fornecedores de entregar soluções completas. O relatório registrou um número recorde de fornecedores avaliados, incluindo novas empresas que iniciaram operações no país ou que se tornaram parceiras mais robustas do Google Cloud e do Google Workspace.
O movimento também se reflete no setor público. “A plataforma ajudou diferentes órgãos governamentais, desde grandes entidades do Executivo e do Judiciário até prefeituras em cidades de médio porte, a digitalizar serviços e melhorar a eficiência”, aponta Adriana Frantz, distinguished analyst da TGT ISG e autora do estudo.
Entre as tendências destacadas, os agentes de IA surgem como tecnologia promissora. Um exemplo é o Google Agentspace, lançado em dezembro de 2024, que permite implementar agentes pré-criados ou criar soluções personalizadas com rapidez. “É cedo para entender todo o potencial dos agentes de IA. Alguns acreditam que eles ficarão restritos a tarefas específicas, enquanto outros veem a possibilidade de redes interconectadas que exigirão menos intervenção humana do que a IA requer hoje”, explica a autora. Mesmo sem consenso sobre o potencial, fornecedores brasileiros já testam a tecnologia em monitoramento de nuvem e segurança, além de usá-la para otimizar migrações para a nuvem.
A IA generativa também avança para além da fase de experimentação. “Os exemplos vão além de aplicações tradicionais, abrangendo desde personalização sofisticada no atendimento ao cliente e gestão eficiente do conhecimento até análise acelerada de dados não estruturados, modernização de sistemas legados e uso da tecnologia em todo o ciclo de desenvolvimento de software”, finaliza Adriana.
Além disso, o relatório alerta para um desafio recorrente: muitas organizações tentam aplicar GenAI em ambientes de dados legados, fragmentados e obsoletos, o que compromete resultados e automações. Por isso, a modernização de dados se torna prioridade. Empresas que estabelecem uma base sólida avançam mais rápido na aplicação de IA em escala.
O relatório ISG Provider Lens® Google Cloud Partner Ecosystem de 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 31 fornecedores em cinco quadrantes: Google Cloud Professional Services (Consulting and Migration), Google Cloud Managed Services, Google Cloud Enterprise Data Infrastructure Services, Google Cloud GenAI and AI Service e Google Cloud Workspace Services.
O relatório aponta Accenture, IPNET by Vivo e Sauter como líderes em todos os cinco quadrantes. Ele aponta SantoDigital como líder em quatro quadrantes e Atos, Avenue Code, BRQ, Movti e Xertica.ai como líderes em três quadrantes cada. HVAR, Qi Network e TIVIT são apontadas como líderes em dois quadrantes cada. Almaviva Solutions, CI&T, Gentrop, Rox Partner e Safetec são apontadas como líderes em um quadrante cada.
Além disso, a Kyndryl é nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro”, segundo a definição do ISG — em três quadrantes. BRQ e Multiedro são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.